Projetos de Literatura

Projetos de Literatura

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tragédia de Shakespeare - Romeu e Julieta

Romeu e Julieta

O amor apresenta-se a vida de Romeu e Julieta de modo traiçoeiro: ambos apaixonam-se intensamente, em uma festa, que é um baile de mascaras, desconhecendo a identidade um do outro. Ele é filho dos Montéquio, e ela dos Capuleto, duas das mais poderosas familias de Verona, inimigas entre si.
Desobedecendo as ordens familiares e politicas eles vivem um amor proibido, naquela que veio a ser uma das mais famosas histórias de amor dea literatura alem de uma das populares tragédias Shakespearianas.
Basicamente são duas casas , duas familias, com a mesma dignidade em Verona, onde acontece essa história, que parte de antigas rixas de familias inimigas fatais, um casal de amantes traido por seu distino, e o resultado desse destino é sua morte e junto interra-se também a luta de seus pais, que tão somente teve um basta com o trágico fim de seus filhos.
E assim acaba essa tragica história de amor.
Irei citar a seguir o ultimo trecho do livro.
"Montéquio- mas eu posso oferecer-lhe mais. Mandarei construir uma estatua de Julieta em ouro maciço.Emquanto Verona for o nome dessa cidade, nenhuma imagem tera tanto valor quanto o de sua Julieta, digna e fiel.
"Capulet- Pois a estatua de Romeu, também em ouro, estará ao lado do de sua esposa. Pobres vitimas de nossa inimizade!"
"Principe- Alguns serão perdoados, e outros, punidos, pois jamais houve história mais dolorosa que esta de Julieta e seu Romeu".

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conceitos para meu Projeto

Para elaboração do meu projeto de Aprendizagem, fiz pesquisas na página da Wikipedia em relação a obra dos Lusiadas e Literatura Portuguesa.
Entres as pesquisas destaco fragmentos dos seguintes:



Os Lusíadas é uma obra poética do escritor Luís Vaz de Camões, considerada a epopeia portuguesa por excelência. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.
A obra é composta de dez cantos, 1102 estrofes que são oitavas decassílabas, sujeitas ao esquema rímico fixo AB AB AB CC – oitava rima camoniana. A acção central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português.

Luís Vaz de Camões (Lisboa[?], c. 1524 — Lisboa, 10 de junho de 1580) foi um célebre poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.
Pouco se sabe com certeza sobre a sua vida. Aparentemente nasceu em Lisboa, de uma família da pequena nobreza. Sobre a sua infância tudo é conjetura mas, ainda jovem, terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e a história antigas e modernas. Pode ter estudado na Universidade de Coimbra, mas a sua passagem pela escola não é documentada. Frequentou a corte de Dom João III, iniciou a sua carreira como poeta lírico e envolveu-se, como narra a tradição, em amores com damas da nobreza e possivelmente plebeias, além de levar uma vida boémia e turbulenta. Diz-se que, por conta de um amor frustrado, se autoexilou em África, alistado como militar, onde perdeu um olho em batalha. Voltando a Portugal, feriu um servo do Paço e foi preso. Perdoado, partiu para o Oriente. Passando lá vários anos, enfrentou uma série de adversidades, foi preso várias vezes, combateu bravamente ao lado das forças portuguesas e escreveu a sua obra mais conhecida, a epopeia nacionalista Os Lusíadas. De volta à pátria, publicou Os Lusíadas e recebeu uma pequena pensão do rei Dom Sebastião pelos serviços prestados à Coroa, mas nos seus anos finais parece ter enfrentado dificuldades para se manter.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Cam%C3%B5es

Atitudes Cooperativas

Para se trabalhar um projeto é necessario que todos cooperem, essas atitudes ajudam no desenvolvimento e sucesso do mesmo. Essa parceria de conhecimento entre alunos e professor, cada um cooperando de acordo com seu conhecimento, dá a certeza de que ao final da atividade todos sairão ganhando. A educação não caminha sozinha, Colaborar é participar com responsabilidade.